Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


wiki

Essa é uma revisão anterior do documento!


O que é uma wiki?

“Uma wiki é o banco de dados online mais simples que consegue funcionar” - Ward Cunningham

Uma wiki é um website que geralmente tem essas duas propriedades:

  • Qualquer um pode editar as páginas da wiki, e qualquer um pode desfazer essas edições
  • É fácil escrever novas páginas pra wiki, porque ela não usa HTML

(há exceções pras duas regras)

O nome wiki foi dado por Ward Cunningham – criador da primeira página wiki – que baseou-se no termo havaiano wiki-wiki, que significa “rápido”.

Uma wiki está em constante construção. Sua estrutura é determinada por seus usuários, através de links entre as páginas.

É uma construção orgânica; deve ser cultivada, e não arquitetada. Seu conteúdo é uma criação conjunta de todos os seus membros.

Algumas wikis interessantes

  • Wikipédia: ahm, não precisa de introduções, certo?
  • WikiRio: “O WikiRio tem como objetivo divulgar informações úteis e grátis sobre o estado e a cidade do Rio de Janeiro”
  • Protopia: Um espaço de permanente compilação de referências libertárias. Uma nova proposta de transformação global, construindo o futuro hoje!
  • CommunityWiki: uma wiki sobre comunidades offline e online. “management, teaching, conflicts, mediation, and some tech talk mostly about tools used for online communities.”
  • Mentat Wiki: um “ambiente colaborativo pra explorar maneiras de se tornar melhor em pensar”

O Básico

É assim que a wiki funciona: pessoas visitam a wiki e lêem suas páginas. Isso é o que você vê no lado esquerdo o do diagrama. Quando um visitante vê algo errado ou que pode ser melhorado, eles simplesmente pegam e fazem. Qualquer um pode editar páginas da wiki. É isso que você vê na parte de baixo do diagrama.

Lá embaixo também dá pra ver que cada mudança é registrada. A wiki registra a diferença entre a revisão antiga e a nova da página, e lista essa mudança numa página especial de alterações recentes. Isso é o que você vê à direita. É aqui que visitantes regulares vêm checar novidades. Se eles vêem algo com o qual discordam, podem discutir, trocar de lugar, ou desfazer. É assim que o SPAM é revertido, também.

Tão fácil quanto alterar páginas existentes é adicionar novas páginas. Edite uma página existente, adicione um link pra nova página, e salve. O link pra nova página vai permitir criá-la. Assim, todas as páginas são automaticamente linkadas e a rede de páginas cresce organicamente. No topo da imagem você pode ver que isso resulta num emaranhado de páginas, todas parecidas.

Também é fácil reorganizar wikis. Crie páginas de índice, seções, categorias…

Fontes

wiki.1489210121.txt.gz · Última modificação: 2018/05/14 19:35 (edição externa)