fev 2017
https://temboinalinha.org/#ameacas-e-riscos-ao-navegar-na-internet
https://antivigilancia.org/pt/tor-e-https/
Algo que não dissemos na oficina mas que é bem interessante é que o Signal pode fazer chamadas de áudio (e a última versão lançada há pouco permite também chamadas de vídeo)
No Ubuntu, deve-se escolher criptografar a pasta pessoal (diretório *home*) no momento da instalação.
A Apple foi uma pioneira na implementação de criptografia no celular (principalmente após o iOS 8). Ao configurar um código de acesso os dados são automagicamente criptografados com a senha e mais um outro grande código embutido no hardware de forma a ser, na prática, impossível de ser extraído; há também um mecanismo no hardware para limitar fisicamente a quantidade de tentativas de senhas.
Para proteger os dados no Android é necessário habilitar a opção “Criptografar telefone” ou “Codificar telefone”:
O Windows 10 Mobile já é capaz de fazer criptografia de disco: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/como-ativar-criptografia-no-windows-10-mobile.html
Em resumo: o Tor é feito especialmente para permitir conexões anônimas, e em alguma medida serve para se proteger de conexões não confiáveis (como wifi público). A VPN é feita especialmente para permitir se proteger de conexões não confiáveis, e em alguma medida permite anonimato também. Mas é bom usar a ferramenta específica pro que você quer.